Atualizado em 04 set 2023
Ao contrário da maioria dos Gnomos de Jardim, que geralmente servem apenas de ornamento, o Gnomo Kern tem prestado um importante serviço à humanidade. Ele viaja o mundo, sendo pesado em diferentes localizações para ajudar em uma pesquisa sobre a gravidade em Londres, na Inglaterra.
Esse experimento mostrou resultados surpreendentes: a gravidade muda conforme a localização. Nos polos Norte e Sul, Kern pesa mais, já próximo a linha do equador, ele pesa menos.
A questão é: se a Terra fosse uma espera perfeita, a força da gravidade deveria ser igual em distâncias iguais a partir do centro. O que poderia explicar o resultado obtido no experimento do Gnomo Kern é que na verdade a Terra teria um formato oval.
A notícia faz parte de um programa do Science Channel, que fala sobre os empregos mais estranhos do mundo: o “World’s Strangest Jobs“. O vídeo original da reportagem, em inglês, está logo abaixo:
A escolha do Gnomo fez o experimento ficar bem humorado, mesmo tendo uma importante finalidade e a ideia lembra o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”.
Para quem fala inglês, recomendo seguir o canal do Science Channel no youtube, o conteúdo é ótimo e é um dos meus canais favoritos.
Visite também o site oficial do experimento do Gnomo Kern: gnomeexperiment.com.